“Goeldi e Dostoiévski” por Oswaldo Goeldi

A exposição, que conta com a curadoria de Lani Goeldi, engloba ilustrações de Oswaldo Goeldi criadas para os quatro livros do escritor Fiódor Dostoievski

Com um acervo de 94 ilustrações, a exposição Goeldi e Dostoiévski ganha espaço na galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília. Contando com gravuras e desenhos, a amostra também reúne alguns dos livros originais ilustrados pelo artista.

As ilustrações possuem importância significativa para a iconografia do escritor, e captam a essência descrita nos romances, apontando a forma cotidiana da vivência dos personagens, aproximando o leitor da narrativa. Os livros contemplados com as obras são “Humilhados e ofendidos”, “Memórias do subsolo”, “O idiota” e “Recordações da casa dos mortos”, escritos pelo russo Fiódor Dostoievski, que foram publicados entre os anos de 1944 e 1953, apenas na Rússia.

Oswaldo Goeldi conseguiu expressar a relação peculiar entre suas ilustrações e o texto do autor russo. Muitos críticos já apontaram para o fato de que Dostoiévski capta a psique humana em seus momentos de crise, e é nisso que Goeldi nos proporciona com seus desenhos predominantes densos e soturnos. Seu mundo branco e preto se funde com a visão dostoievskiana do homem vivendo no submundo e no ápice da tortura”, Lani Goeldi, curadora.

 

Data: 13/01/2019 a 24/03/2019
Horário: Terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: Galeria Vitrine
Valor do Ingresso: Entrada franca 

1943 Xilogravura 12 x 18 cm ass. inf. direito Ilustração para o livro “Recordações da casa dos mortos” de Fiódor Dostoiévski, em edição de 1943.

 

- Publicidade -

Você pode gostar também