“Memórias imaginadas” e “Necrobrasiliana”, no Museu Nacional de Brasília

As mostras simultâneas que acontecem no Museu Nacional Honestino Guimarães ficarão abertas ao público até dia 4 de agosto.

Estão em cartaz no Museu Nacional de Brasília duas mostras simultâneas: “Memórias Imaginadas”, de Farnese de Andrade, e “Necrobrasiliana”, de Thiago Martins de Melo. As exposições ficarão abertas ao público até o dia 4 de agosto. Segundo os organizadores, as mostras foram escolhidas para dar visibilidade a artistas de diferentes regiões brasileiras.

Memórias Imaginadas

Farnese de Andrade, 1978, técnica mista sobre papel sobre aglomerado de madeira. — Foto: Divulgação

“Memórias imaginadas”, de Farnese de Andrade, reúne mais de 100 peças, entre desenhos, pinturas, gravuras e objetos, emprestados de coleções particulares pelo país. Nas palavras da curadora Denise Mattar: “Sua gravura é plena de texturas, cortes abruptos e contrastes de luz e sombra”, explica. “São trabalhos densos, ambíguos, permeados por uma sensualidade perversa e imersos numa sufocante ourivesaria visual.”

Necrobrasiliana

Necrobrasiliana, de Thiago Martins de Melo. — Foto: Divulgação

Também sob curadoria de Denise Mattar, “Necrobrasiliana”, de Thiago Martins de Melo, tem intenção de impactar o espectador tanto pelas dimensões dos trabalhos e os temas representados, mas também pelo que a curadora chama de “exuberância formal.” Nas palavras de Denise Mattar, a mostra “retrata o cruzamento caótico de personagens e situações da história passada e presente do Brasil, pinçadas pelo olhar indignado e sarcástico do artista”. “Sejam esculturas, instalações, vídeos ou pinturas, as obras de Martins de Melo se constroem no excesso, em camadas de imagens intensas, sempre conectadas ao extermínio e às problemáticas enfrentadas pelas minorias.”

“Memórias Imaginadas”, de Farnese de Andrade,
“Necrobrasiliana”, de Thiago Martins de Melo:
Data: 25/06/2019 a 04/08/2019
Horário: Terça a domingo – 09h às 18:30h
Local: Museu Nacional Honestino Guimarães
Valor do Ingresso: Entrada Franca

- Publicidade -

Você pode gostar também