“Rumor” por Caixa Cultural Brasília

Rumor busca criar relações entre as produções de artistas de diferentes gerações e linguagens muitas vezes ativadas no circuito da cidade através da universidade ou de espaços culturais independentes que acolhem e difundem projetos experimentais de jovens artistas.

A partir de amanhã (14 de janeiro) a Caixa Cultural abre suas portas para receber a exposição “Rumor”, uma mostra coletiva de 29 artistas de diferentes pontos do Distrito Federal. Com diversas técnicas utilizadas, o projeto tem como ocupação as Galerias Principal e Piccolas I e II.

Com idealização de Cecília Mori, artista e professora do Instituto de Artes Visuais da Universidade de Brasília, e curadoria de Yana Tamayo, artista, curadora e coordenadora de projetos educacionais, a exposição reúne trabalhos de Alina Duchrow, Cecília Bona, Cecilia Mori, Clarice Gonçalves, Débora Mazloum, Débora Passos, Gabi, Gê Orthof, Gisel Carriconde, Gustavo Silvamaral, Íris Helena, João Teófilo, Júlia Godoy, Júlia Milward, Karina Dias, Levi Orthof, LHWOLF, Lua Cavalcante, Luciana Ferreira, Luisa Günther, Luiz Olivieri, Maria Eugênia Matricardi, Mauricio Chades, Nina Maia, Raquel Nava, Rômulo Barros, Silvino Mendonça, Tatiana Duarte e Thalita Perfeito.

Rumor busca criar relações entre as produções de artistas de diferentes gerações e linguagens muitas vezes ativadas no circuito da cidade através da universidade ou de espaços culturais independentes que acolhem e difundem projetos experimentais de jovens artistas. Nesse sentido, a presença de professores artistas como Gê Orthof, Karina Dias, Cecília Mori e Luisa Günther expressa a força e o papel que a universidade pública desempenha na formação de artistas e no fomento à circulação da produção artística local. A presença de Gisel Carriconde, artista e diretora da deCurators, espaço de arte independente bastante ativo na cidade, pontua a importância dos espaços autônomos como interlocutores alternativos ao espaço da formação acadêmica em artes.

Para os artistas que fazem parte da mostra, vêem essa exposição como uma importante ferramenta de se mostrar existente em espaços experimentação e circulação de obras, de partilhas entre espaços diversos de formação e criação que resultam num cenário cada vez mais diverso, rico e ativo para as artes visuais no Distrito Federal. Entre pintura, instalação, objeto, desenho, escultura, fotografia e vídeo, surgem diálogos sobre formas de abordar a criação, a matéria, o espaço e distintas maneiras de estar no mundo como sujeitos.

O título da exposição sugere uma imagem levemente ruidosa, murmurante, resultante de fenômenos simultâneos que ocorrem quando muitas pessoas se reúnem num mesmo local. Como um ruído ou murmúrio, Rumor propõe indicar aos nossos sentidos maneiras de se perceber a materialidade, as imagens e as narrativas sobre a realidade como corpos vivos, em constante ativação a partir do contato com o mundo e com o outro.

Fonte: Exposição Rumor

“Rumor” por Caixa Cultural 
Data de abertura: dia 14 de janeiro/2020 às 19h.
Data: 14/01/2020 a 01/03/2020
Horário: terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Entrada franca

- Publicidade -

Você pode gostar também