Coletivo irá oferecer curso de produção de livros artesanais

O oficina irá contribuir com a ampliação ao acesso à literatura e dar oportunidade para autores participarem da cadeia produtiva do livro.

Estão abertas as incrições para o projeto “Do poema ao livro”, oficina de produção de livros artesanais oferecida pelo Coletivo/Editora AVÁ. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio a Cultura e irá publicar, gratuitamente, trabalhos de poetas da cidade. Serão selecionados 30 artistas do DF — com 20% das vagas reservadas para pessoas com deficiência — que irão construir seus próprios livros artesanalmente. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas através de formulário pela internet até o dia 13 de outubro.

Para a idealizadora do projeto, Natália Cristina Aniceto, a oficina pode contribuir com a ampliação ao acesso à literatura e dar oportunidade para autores participarem da cadeia produtiva do livro — “A ideia é ser uma grande incubadora de novos poetas editores. Se existe uma lacuna no que se refere a cursos para a produção de livros autorais/artesanais, em especial de obras literárias poéticas, na periferia, ela é maior. Os artistas não têm condições financeiras para se publicarem. É caro e é ainda um processo muito velado, de difícil acesso”.

Produção de livros artesanais/autorais. Foto: Divulgação

As oficinas serão oferecidas a partir de março de 2020 no CEU das Artes – Centros de Artes e Esportes Unificados do Recanto das Emas, divididas em 14 aulas presenciais, ao longo de quatro meses, nas quais os participantes participarão de todas as etapas de produção, desde a diagramação até a encadernação do livro. Todos os livros serão confeccionados com materiais reutilizáveis. O lançamento será feito em dois Saraus, com presença da poetisa Marina Mara e do Poeta Marcos Fabrício.

Para se inscrever basta ter mais de 14 anos, enviar 30 poemas em um arquivo único (.doc ou odt) e comprovante de residência atualizado. Mais informações estão disponíveis no site da editora (https://avaeditora.com.br/edital/).

Data para Inscrições: De 01/09 a 13/10
Local: Centros de Artes e Esportes Unificados do Recanto das Emas
Formulário para a inscrição online: https://bit.ly/2VsahY9

- Publicidade -

Você pode gostar também