Henri Matisse ganhará Centro de Estudos dedicado a seu trabalho

O espaço pretende se tornar um "epicentro de conhecimento" sobre os trabalhos do artista a partir de 2021.

O Museu de Arte de Baltimore, nos Estados Unidos, dono do maior acervo de obras do artista francês Henri Matisse, irá abrir um Centro de Estudos dedicados à sua obra. O museu tem uma coleção de mais de 1.200 peças de Matisse, entre esculturas, esboços, desenhos e pinturas, e pretende se tornar um “epicentro de conhecimento” sobre os trabalhos do artista a partir de 2021, revelou o diretor do museu, Christopher Bedford, em entrevista ao The New York Times.

Henri Matisse, Striped Robe, Fruit, and Anemones, 1940. Óleo sobre tela, 54.9 x 65.1 cm. The Baltimore Museum of Art: The Cone Collection. Maryland, Estados Unidos.

O centro, que será construído no primeiro andar do museu, irá promover ciclos de exposições das obras de Matisse, além da ala dedicada ao artista que já existe no museu.

“Ter um espaço dedicado para pesquisar a coleção, bem como os fundos para mais exposições, publicações e programas sobre Matisse redobrarão a reputação internacional [do museu]. E é extraordinário ter isso em uma cidade como Baltimore, e não na França.” disse o diretor do museu, Christopher Bedford, ao jornal Baltimore Sun.

Yves-Alain Bois, um especialista consultado pelo The New York Times, disse que o centro também pode contribuir na expansão dos conhecimentos bibliográficos sobre Matisse: “Ao contrário de Picasso, que tem sido abundantemente estudado, a bibliografia sobre Matisse não é grande”, disse ele. “Certamente há pouco escrito sobre a década entre 1925 a 1935.”

Para construir a instalação, que contará com a colaboração de curadores visitantes e acadêmicos para expandir o conhecimento sobre a obra de Henri Matisse, o museu recebeu uma doação de 5 milhões de dólares do Ruth Carol Fund, criado pela já falecida filantropa Ruth R. Marder, antiga apoiadora do museu. Em agradecimento ao Ruth Carol Fund pela doação, o centro será batizado de Ruth R. Marder Center for Matisse Studies (Centro Ruth R. Marder de Estudos sobre Matisse).

Henri Matisse, Bailarina sentada em um banco, 1927. Óleo sobre tela. (81.6 x 60.6 cm). The Baltimore Museum of Art: The Cone Collection
Henri Matisse, Aula de Música, Duas Mulheres Sentadas em um Divã, 1921. Óleo sobre tela. (54.8 x 65.4 cm). The Baltimore Museum of Art: The Cone Collection

- Publicidade -

Você pode gostar também