Instituto Brasileiro de Museus lançam cursos voltados para a área

Para realizar um dos cursos basta se inscrever na plataforma da Escola Virtual do Governo (EVG) ou acessar a página do Saber Museu para ter mais informações sobre o curso e sobre o programa.

Os cursos “Plano Museológico”, “Para Fazer uma Exposição” e “Acessibilidade em Museus” são as novas formações a fazerem parte do site Saber Museu, projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo, lançado em dezembro de 2019.

Os cursos foram elaborados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sendo suas cargas horárias de 40 e de 20 horas, com ensino na forma de Edução a Distância (EaD). Com intuito de facilitar o aprendizado e no estudo de informações básicas sobre como sugerir, desenvolver e qualificar atividades aprendidas em cada módulo dos cursos.

O curso  “Acessibilidade em Museus” é dividido em sete módulos. Cada um deles é composto por conteúdo técnico, teórico e por exemplos de adequações de acessibilidade aplicadas em espaços museais. Compreendendo que nossa sociedade é diversa e composta por pessoas em diferentes condições e necessidades, consideramos que é preciso eliminar barreiras, de modo a garantir a todas e a todos o amplo acesso aos espaços culturais e ao conhecimento. É com esse intuito que o Ibram oferece ao público o curso Acessibilidade em Museus, o terceiro do seu programa de capacitação e difusão de conhecimento voltado para o campo museal.

O curso “Plano Museológico” tem como metodologia o planejamento estratégico para museus foi desenvolvido para responder à necessidade de capacitar o campo museal para a elaboração e implementação do plano museológico, exigência legal imposta a todos os museus, instituída pela Lei nº 11.904/09 e pelo Decreto nº 8.124/2013.

O curso “Para fazer uma exposição” tem foco na necessidade oferecer orientações básicas e alguns recursos teóricos e metodológicos de concepção, planejamento, execução e avaliação de exposições. Assim, aborda diferentes recursos expográficos e concebe a exposição como ferramenta de comunicação, engajamento comunitário, reconhecimento de identidades e valorização da diversidade.

Para realizar um dos cursos basta se inscrever na plataforma da Escola Virtual do Governo (EVG) ou acessar a página do Saber Museu para ter mais informações sobre demais formações ofertadas.

 

(Informações: Saber Museu)

- Publicidade -

Você pode gostar também