Louvre Abu Dhabi adquiriu um Rembrandt de 12 milhões de dólares

"Cabeça de um homem jovem, com as mãos entrelaçadas: Estudo da figura de Cristo" do mestre holandês Rembrandt, foi comprada pelo valor de 12.1 milhões de dólares, cerca de 45.4 milhões de reais.

O Museu do Louvre Abu Dhabi revelou nessa semana que arrematou, em um leilão realizado em dezembro de 2018 na Sotheby’s de Londres, a obra “Cabeça de um homem jovem, com as mãos entrelaçadas: Estudo da figura de Cristo” do mestre holandês Rembrandt, pelo valor de 12.1 milhões de dólares, cerca de 45.4 milhões de reais. O quadro fará parte da exposição “Rembrandt, Vermeer e O Século de Ouro Holandês: Obras-primas da Leiden Collection e o Museu do Louvre”, em exibição no museu de Abu Dhabi até 18 de Maio.

O valioso Rembrandt é, provavelmente, a segunda maior obra de arte adquirida pelo museu recentemente, perdendo apenas para “Salvator Mundi” de Leonardo da Vinci, com valor estimado em 450 milhões de dólares ou cerca de 1.6 bilhões de reais.

“Rembrandt foi um dos maiores contadores de histórias, com uma capacidade excepcional de capturar a alma humana em suas obras de arte. Com esta última aquisição – o primeiro Rembrandt a ingressar em uma coleção de um museu no Golfo -, nossos visitantes podem experimentar o poder de suas criações em primeira mão.”, disse Manuel Rabate, diretor do Louvre Abu Dhabi.

 

Rembrandt van Rijn, Cabeça de um homem jovem, com as mãos entrelaçadas: Estudo da figura de Cristoc. 1648–1656. Louvre Abu Dhabi

 

A pintura faz parte de uma série de sete trabalhos de Rembrandt e seus aprendizes conhecida como “Rosto de Jesus”, pintadas em painel de carvalho. Todas as obras retratam o mesmo jovem, com as tradicionais características associadas a Cristo, mudando apenas sua expressão facial em cada uma delas.

“Cabeça de um homem jovem, com as mãos entrelaçadas” fará parte da coleção permanente de 650 peças do museu. Outras onze peças também foram reveladas em 2018, incluindo uma monumental escultura budista chinesa dos séculos XII e XIII, uma rara peça de couraça otomana, e quatro tapeçarias reais francesas.

- Publicidade -

Você pode gostar também