O universo multifacetado de Tim Burton está em Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) se torna palco para o mundo estranho e divertido do cineasta norte-americano.

Celebrando os 10 anos do livro A Arte de Tim Burton, a capital federal recebe até 11 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a exposição “A Beleza Sombria dos Monstros: Dez Anos de A Arte de Tim Burton”. Com entrada gratuita, a exibição que fica aberta de 9h às 21h é um passeio completo por toda a trajetória cinematográfica do diretor de clássicos como “Edward Mãos de Tesoura” (1991) e “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005).

Sob a curadoria de Holly Kempf, Jenny He e Leah Gallo, juntamente com a produtora Rua 34 Produções Artísticas, a mostra traz um pouco do universo sombrio de Burton por meio do uso de novas tecnologias, transpassando a experiência de leitura do livro para os mais diversos ambientes e sensações.

Para além dos curadores já citados, o próprio Tim Burton esteve em território brasiliense para colaborar com o desenvolvimento da exposição. O cineasta conferiu toda a preparação que antecedeu o lançamento, que ocorreu no último dia 28 (terça-feira) de maio. Logo os visitantes poderão vivenciar toda a ambientação do livro tridimensional do artista pessoalmente, e claro, saber que ele mesmo desempenhou um papel ali na produção.

“À medida em que o público adentra as imersivas e interativas experiências presentes nas diferentes galerias da exposição, a ilimitada criatividade e prolífica produção artística de Tim Burton se revelam intimamente”, ressalta a curadora Jenny He, em entrevista ao jornal Destak.

Imersão no universo Burton

A obra “A Arte de Tim Burton”, que conta com 13 capítulos e 434 páginas, engloba tudo que há de mais diversificado no universo do artista, e isso se reflete na mostra. Seguindo a estrutura do livro, a exposição traz ambientes de imersão, estações multimídia e claro, muita animação em vídeo.

Promovendo maior participação por parte dos visitantes, o espaço ainda conta com duas salas onde os convidados terão a oportunidade de reproduzir peças do cineasta,bem como criar peças do zero, um exemplo é o ambiente intitulado como “Muito Tempo Livre”. Inspirado pelo sétimo capítulo do livro, quem passar por ali poderá desenhar em envelopes, guardanapos e pedaços de papel, assim como fazia Burton antes de entrar nos estúdios Disney.

Paralelamente a exposição, o CCBB exibirá durante todo o período da mostra filmes que serviram de inspiração durante toda sua trajetória. E como não pode ficar de fora, películas com direção de Tim Burton também serão exibidas.

Serviço

Data: 28/05/2019 a 11/08/2019
Horário: Terça-Feira a Domingo, das 9h às 21h
Local: CCBB Brasília
Valor do Ingresso: Entrada Franca.

- Publicidade -

Você pode gostar também