Primeiro museu virtual dedicado ao Rio de Janeiro é disponibilizado

RioMemórias trabalha a compreensão do presente por meio de memórias do estado

Passeando pela história do Rio de Janeiro, museu virtual RioMemórias já encontra-se disponível para visitação. O espaço digital que traz memórias sobre o estado foi lançado no último dia 28 de agosto e é o primeiro site do gênero dedicado ao RJ.

Dividido em duas galerias, Rio Desaparecido e Rio de Sons, a plataforma funciona não apenas como uma linha do tempo, mas também como um espaço disponível para debates, pesquisas e reflexões. Isso porque, por meio do site, o visitante tem acesso a documentos da história municipal, imagens de locais não mais existentes, entre outras atividades.

Idealizado por Livia de Sá Baião juntamente com a Baluarte Cultura, a moça destaca que a iniciativa foi pensada com o propósito de “reconectar o carioca ao Rio”. “É impossível separar a história do Brasil da história do Rio, capital do país por mais de 200 anos. E não existe nenhum museu ou instituição que conte essa história, que se ocupe da alma e do jeito de ser carioca”, afirmou a economista e doutoranda em Literatura ao Portal Sopa Cultural.

Além do sistema de dados disponibilizado, o visitante terá acesso a um chat com assistente virtual, onde por meio da troca de mensagens é possível obter mais conteúdo didático sobre a cidade. Acesse o RioMemórias clicando aqui.

Fonte: Biblioteca Nacional

 

- Publicidade -

Você pode gostar também